Meu primeiro self service

 

1979653_10202889736861108_1210230189_n

Sua porta é muito estreita, tanto que é possível passar por ela sem percebê-la. Há em sua entrada uma escada enorme e, ao final dela, um aquário.

Meu pai, há alguns bons anos, em seus tempos de trabalho no centro da cidade, encontrou-o: o famoso ‘chinesinho’, apelido dado ao restaurante de comidas chinesas.

Eu ainda era bem menina quando, todo sábado, saía para passear com o papai. Era o máximo! Coisa divertidíssima, embora torturante.

A tortura ocorria porque em meio a tantas lojas e ‘camelôs’ (na época, eram os que mais ocupavam as ruas de Belo Horizonte), eu desejava várias coisas, as quais nem sempre eu ganhava. Chorava sempre para tentar convencer, no entanto, não adiantava.

Tudo bem! Hoje reconheço que isso fazia parte da boa educação que recebi dos meus pais.

Num sábado bem comum, meu querido pai resolveu me levar a um ‘self service’ – nome inclusive difícil para mim, na época. Meu irmão mais velho estava junto também.

Chegando lá, a ressalva foi firme, meu pai me disse: ‘coloque a quantidade que você aguenta comer, não exagere!’; é claro que acatei.

Mesmo diante daquela variedade toda, me contive e fiz meu prato. Coloquei arroz, batata frita, milho e amendoim. Pensei em coisas leves para não abusar na balança (e no preço!).

Coisa estranha a minha combinação. Pensando bem, meu prato não ficou ‘chinês’, mas o que importa é que eu me diverti.

Meu pai e meu irmão riram da minha escolha e, até hoje, relembram achando graça. O engraçado disso tudo é que nunca me esqueci desse dia.

Voltamos lá mais vezes e, aos poucos, aprendi a ‘almoçar fora’. Cresci!

E hoje vou a este restaurante mesmo sozinha, como fiz há alguns dias. Sempre que vou lá me lembro desse sábado ‘self service’ da minha infância, ele renasce em minha memória e arranca de mim sorrisos bem nostálgicos.

20130209-011028.jpg

4 comentários sobre “Meu primeiro self service

Deixe um comentário

