‘Se eu pudesse viver minha vida novamente’

A cor da capa, a imagem e o título bem grande despertaram-me os olhos em um sebo de Belo Horizonte. Eu já havia lido o autor em outras oportunidades. Mas ainda queria conhecê-lo mais.

O autor, Rubem Alves, é ‘Pedagogo, poeta e filósofo de todas as horas, cronista do cotidiano, contador de estórias, ensaísta, teólogo, acadêmico, psicanalista’ e mais uma porção de coisas.

O título (acima) é o título do livro que comprei (no final de 2013). Já no título, encontrei um convite para mergulhar em emoções, hipóteses, dúvidas, questionamentos, arrependimentos, alegrias, memórias, tristezas… Enfim, em tudo o que envolve a vida. 

Não o li assim que o comprei. Guardei-o em minha ‘biblioteca’ para no momento certo lê-lo.

Então, neste mês, com voz suave, o livro me convidou para que eu o pegasse. Acatei o pedido. Devorei-o!

1005547_10202858578082158_870704098_n

A edição que li (11ª) é da Verus Editora e foi publicada em 2004. O livro é composto por duas partes. A primeira é ‘sobre nostalgia, sonhos perdas e ganhos…’; nesta há 14 crônicas.

Minha máquina do tempo é feita com memórias e palavras. (p. 74)

A segunda é ‘sobre os pequenos detalhes que fazem toda a diferença’; nesta, também, 14 crônicas.

Primeira lição da psicanálise: se você quiser descobrir segredos, preste atenção nas coisas pequenas, aquelas coisas que ninguém nota. (p. 116)

O modo de escrita do Rubem é maravilhoso. Embora parasse a leitura de trecho em trecho para marcá-los com um post-it, a leitura é leve e flui naturalmente.

Algo que é importante ressaltar é que o autor é um verdadeiro apontador de caminhos. Isso é sensacional! Seus textos indicam outros textos, outros autores e outros livros. Você nunca sai sozinho de seus livros.

(Depois vou listar esses caminhos, ok?)

Deixo a dica e já afirmo: vale muito a leitura! (:

Onde comprar? Clique aqui.

20130209-011028.jpg

 

Deixe um comentário

